Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Biblioteca Jurídica Onofre Gontijo Mendes

SOBRE

A Biblioteca Jurídica Onofre Gontijo Mendes, vinculada ao Centro de Estudos, direciona-se, essencialmente, à área jurídica, com prevalência de títulos de direito público afetos à Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PGDF, bem como obras das áreas de administração, orçamento, contabilidade, literatura, dentre outras.

MISSÃO

Promover o acesso à informação jurídica e assim contribuir com as atividades técnico-profissionais desenvolvidas no âmbito da Procuradoria-Geral do Distrito Federal.

 

BASE LEGAL – LINHA DO TEMPO

Portaria nº 22, de 18/07/2008, PGDF  Aprova o Regulamento Interno da Biblioteca Jurídica Onofre Gontijo Mendes.

Portaria nº 14, de  11/10/1988 GAB/PRG  Denominação da Biblioteca Jurídica “Onofre Gontijo Mendes”.

Portaria nº 61, DE 11/11/1978 PRG : Aprova o Regulamento Interno da Biblioteca Jurídica.

SETORES
  • Gerência;
  • Atendimento | Circulação  do acervo | Referência e Pesquisa;
  • Normas Jurídicas | SINJ-DF/PGDF;
  • Desenvolvimento de Conteúdo: Acervo Bibliográfico;
  • Desenvolvimento de Conteúdo: Processamento Técnico;
  • Periódicos.

 

BIBLIOTECA EM NÚMEROS

Gráficos e Tabelas – Em atualização

FUNCIONAMENTO

O empréstimo, a consulta, a reserva de obras cópias seguem as diretrizes consignadas no Regulamento Interno da Biblioteca. Portaria nº 22/2008 – DODF de 22/07/2008.

Para o fornecimento de cópias observa-se a Portaria 221, de 23/07/2004, da Secretaria de Gestão Administrativa do Distrito Federal.

São usuários externos os servidores ativos e inativos do complexo administrativo do Distrito Federal e o público em geral.

As solicitações podem ser apresentadas pessoalmente, via e-mail ou mediante ofício.

O atendimento ao público é realizado de 08h30 às 19h .

 

Gerente da Biblioteca

Cristiany Ferreira Borges

CRB/1-1851

 

Contato

Telefone: (61) 3025-9678 | 3025-9697
E-mail: biblioteca@pg.df.gov.br

 

Diretora de Biblioteca, Informação Jurídica e Legislação

Vanessa Barbosa da Silva

CRB – 1/2066

 

Contato

Telefone: (61) 3025-9695 | 3025-9696

E-mail: dijur.suop@pg.df.gov.br

PRODUTOS E SERVIÇOS

Todos  os Produtos e Serviços da Biblioteca estão disponíveis no ACESSA  FÁCIL . Confira no link

 

SERVIÇOS

Atos normativos da PGDF – Controle e acompanhamento dos normativos da PGDF, atribuição da área temática, indexação, cadastramento e acompanhamento da evolução histórica das normas na base de dados do SINJ-DF, por meio do lançamento de Vides e atualização da planilha dessas informações, disponibilizada na intranet, no menu Legislação.

 

Avaliação de Base de Dados – A Biblioteca propicia a divulgação de diversas bases de dados aos usuários para possível avaliação de aquisição de assinatura. O procedimento é realizado com a elaboração de questionário eletrônico com o objetivo de identificar se o conteúdo é adequado às atividades da Procuradoria. O processo de decisão envolve a participação de Procuradores e demais servidores.

 

Levantamento bibliográfico – Pesquisas de doutrina par aos Procuradores e demais servidores da Procuradoria.

 

Circulação do Acervo da PGDF – Empréstimo/Devolução/Reserva de obras do acervo jurídico e das áreas complementares do conhecimento (Livros, periódicos, normas da ABNT impressas, obras de referência e Diários Oficiais).

 

Comutação bibliográfica (COMUT) – Por meio de convênios com outras bibliotecas e o IBICT, solicita-se cópias de artigos e capítulos de livros, dissertações e teses às bibliotecas situadas fora do Distrito Federal e fora do Brasil, mediante pagamento das cópias pelo usuário;

 

Cópias do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) – Disponibiliza as publicações oficiais, seções I, II e III, impressas e eletrônicas, inclusive atos de pessoal para ativos/inativos, para todo o complexo administrativo do Distrito Federal e público externo;

 

Empréstimo entre Bibliotecas – Convênio com todas as Bibliotecas da Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI), a saber: Senado Federal, Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Ministério da Justiça, Advocacia-Geral da União, Superior Tribunal Militar, Tribunal de Contas do Distrito Federal, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Procuradoria-Geral da República, Tribunal Superior do Trabalho e convênio com a Biblioteca Central da Universidade de Brasília – BCE-UnB, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Federal da 1. Região.

 

Ficha catalográfica – Elaboração de ficha catalográfica para folhetos e material institucional produzido pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal.

 

Pesquisa em legislação – Identificação de normativos do Distrito Federal e da Procuradoria-Geral do Distrito Federal para os Procuradores e demais servidores, bem como para o complexo administrativo do Distrito federal e sociedade em geral.

 

Produção Intelectual – Base de dados interna que disponibiliza a produção bibliográfica dos Procuradores do Distrito Federal e demais servidores da PGDF (Livros, monografias, dissertações, teses, artigos).

 

Súmulas Administrativas da Procuradoria-Geral do Distrito Federal – Cadastro, acompanhamento e atualização das informações em bases de dados.

 

Treinamento em base de dados assinadas pela PGDF –  Fórum, NDJ, Zênite, Revista dos Tribunais e Coleção ABNT e Biblioteca Digital ProView,

 

Treinamento em base de dados de acesso livre: SINJ, RVBI, Scielo, Portal de Periódicos da CAPES; Biblioteca Digital Sonora da UnB, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Networket Digital Library odThesesans Dissertations (NDLTD), Portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Portal de Periódicos FIOCRUZ, SIDRA, BDJur.

 

PRODUTOS

GUIA DE USO –  Versão compilada e eletrônica de todos os serviços e produtos da Biblioteca Jurídica Onofre Gontijo Mendes.  – Acesse!

 

Artigos – Boletim diário que divulga os sumários dos periódicos especializados em matéria jurídica assinados pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal, bem como de revistas de acesso livre, renomadas no mercado editorial e avaliadas pela CAPES/QUALIS.

 

Bases de dados – Contratação de produtos especializados em matérias jurídicas.

 

Catálogo de livros jurídicos e de áreas complementares – O acervo é composto de livros, periódicos, normas da ABNT, obras de referência e publicações oficiais. Direciona-se, essencialmente, à área jurídica, com prevalência de títulos de direito público afetos às atribuições da Procuradoria-Geral.

 

Catálogo literário – Divulga as obras literárias que compõem o acervo desta Biblioteca, adquiridas por meio de doação. A coleção é composta por 225 (duzentos e vinte e cinco) livros.

 

Novas Aquisições –  Boletim criado para ampliar a divulgação das obras incorporadas ao acervo da PGDF, publicado mensalmente um alerta bibliográfico com a capa do livro, a apresentação ou a sinopse, bem como o sumário da publicação e a referência bibliográfica, conforme a Norma Técnica NBR 6023:2002.

 

Bibliografias Especializadas– Levantamento bibliográfico de matérias de interesse da Procuradoria, com ampla pesquisa doutrinária, legislativa e jurisprudencial para dar apoio as atividades técnicas da Procuradoria na tomada de decisões.

 

Guia do Usuário – Publicação destinada ao público interno e externo que divulga os produtos e serviços da Biblioteca.

Marcador de livro – Produto idealizado para fortalecer a imagem positiva da Biblioteca junto aos usuários.

 

ACERVO

O acervo físico da Biblioteca está temporariamente fechado, em razão da readequação do espaço físico da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, que inaugurará  o novo Edifício-Sede em breve.

 

Desta maneira, a Biblioteca tem priorizado a aquisição de bases de dados, livros e periódicos eletrônicos, com produtos especializados em diversas matérias jurídicas.

 

Produção Intelectual dos Procuradores do Distrito Federal – Base de Dados em atualização.

Livros Novos – 2018

 

Catálogo Jurídico – Acervo reduzido: Obras disponíveis na Biblioteca

Catálogo Jurídico – Versão PDF

 

 

Catálogo LiterárioProjeto Estação Literária

 

SUGESTÃO DE TÍTULOS

Para sugerir novos títulos para Biblioteca, basta  preencher o  Formulário Sugestões de Livros. A Biblioteca avaliará a pertinência ao acervo para possível aquisição. Agradecemos a contribuição dos usuários.

 

 

 

 

 

BASE DE DADOS

Periódicos Nacionais

 

RTONLINE– Processo civil, tributário, constitucional, administrativo

Fórum –  Direito público, administrativo,  constitucional,  administrativo

Zênite Fácil – Licitação e Regime de Pessoal

TARGET Web – Normas Técnicas ABNT

 

Livros Nacionais

Proview–  Títulos de diversos ramos do Direito da  Editora Revista dos Tribunais

Biblioteca Digital Fórum   –  Direito público | Acesso temporário

Saraiva – Multidisciplinar | Acesso Temporário

 

Livros e Periódicos  Nacionais e Internacionais

VLex  – | Acesso temporário – Em avaliação

PROQUEST – Em breve | Acesso temporário

 

 


PORTAIS  DE LEGISLAÇÃO 
 

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito  Federal – SINJ-DF

O SINJ-DF é o sistema oficial de legislação do Distrito Federal, idealizado a partir de 2007 e lançado em 2010 com o intuito de catalogar, armazenar e disseminar as normas jurídicas distritais, a fim de permitir a consulta online. A gestão do sistema é feita pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal, Tribunal de Contas do Distrtio Federal, Secretaria de Planejamento do Distrito Federal e Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Acesse o Guia de uso do SINJ-DF: http://online.fliphtml5.com/jxier/cgry/

 

LexML

Rede de Informação Jurídica e Legislativa – LEXml

 

Legislação Federal – Planalto

Legislação Federal

PROCURADORIAS  DE ESTADO

Procuradoria Geral do Estado do Acre
Procuradoria Geral do Estado de Alagoas
Procuradoria Geral do Estado do Amapá
Procuradoria Geral do Estado do Amazonas 
Procuradoria Geral do Estado da Bahia
Procuradoria Geral do Estado do Ceará
Procuradoria Geral do Distrito Federal
Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo
Procuradoria Geral do Estado do Maranhão
Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso
Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul
Procuradoria Geral do Estado de Minas Gerais
Procuradoria Geral do Estado do Pará
Procuradoria Geral do Estado da Paraíba
Procuradoria Geral do Estado do Paraná
Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco
Procuradoria Geral do Estado de Piauí
Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro
Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte
Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul
Procuradoria Geral do Estado de Rondônia
Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina
Procuradoria Geral do Estado de São Paulo
Procuradoria Geral do Estado de Sergipe
Procuradoria Geral do Estado do Tocantins

 

 

 

 

NOTICIAS DA BIBLIOTECA

SINJ-DF concorre ao Prêmio Innovare 2018

 

_____________________________________________________________

Obra de Luciano de Castro está disponível na Biblioteca da PGDF

 

_____________________________________

ACESSO FÁCIL: guia prático do uso dos Produtos e Serviços da Biblioteca

 

A Biblioteca Jurídica da PGDF disponibiliza na intranet a publicação “Acesso Fácil: guia prático do uso dos Produtos e Serviços da Biblioteca”. O produto é uma versão eletrônica compilada, que apresenta o Guia do usuário, Guia de Uso do SINJ-DF, Informações sobre o Boletim Interno da PGDF, Projeto Estação Literária e o Guia de Uso de Plataforma de Normas Técnicas (ABNT).

O guia foi elaborado com o objetivo de facilitar a comunicação com os usuários e otimizar o uso das fontes de informação disponíveis na Biblioteca. A navegação é facilitada com o uso do fliphtml5, que permite passar as páginas para leitura.

O acesso fácil oferece, ainda, a descrição individualizada de todas as imagens da publicação, com o uso do Projeto a #PraCegoVer, de forma a ampliar a acessibilidade à informação aos usuários de baixa visão e/ou cegos que utilizam softwares ledores.

Para acessar o conteúdo, clique em “Biblioteca” no menu principal da Intranet e em seguida escolha a opção “Produtos e Serviços”.

 

http://online.fliphtml5.com/jxier/snym/%20

EQUIPE
Servidores da Biblioteca
  • Cláudia Ferreira Santos – Técnico Jurídico – agosto de 2017
  • Cristiany Ferreira Borges – Analista Jurídico: Bibliotecário – Gerente da Biblioteca – CRB-1 1851;
  • Henrique Mascarenhas Sertão – Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Bibliotecário;
  • Lityz Ravel Hendrix Brasil Siqueira Mendes – exoneração a pedido em julho de 2017 – Assessor Técnico;
  • Rayana Leonel Távora de Azevedo – Bibliotecária – a partir 11/2016 – Assessor Técnico;
  • Vanessa Freitas– a partir de 11/2016 – Assessor Técnico.
Estagiários da Biblioteca

Natalia Santos Do Nascimento – Nível médio, Período Vespertino;

  • Ismael Carlos Mendes Correia – Nível médio; Período Matutino;
  • Clara Vitoria Oliveira Kralco – Nível Superior – Biblioteconomia;

Pedro Henrique Sousa Ferreira – Nível Superior – Biblioteconomia

 

 

Telefones:

 

  • Gerência – (61) 3025-9697
  • Atendimento | Circulação do acervo | Referência e Pesquisa – (61) 3025-9678
  • Normas Jurídicas | SINJ-DF/PGDF (61) 30259697
  • Desenvolvimento de Conteúdo: Acervo Bibliográfico:  Impresso e Digital
  • Processamento Técnico (61) 3025-9679
  • Periódicos (61) 3025-9679