Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Tutoriais SAJ

O Núcleo Auxiliar de Inteligência do Processo Eletrônico (NAIPE/PGDF), liderado pela Procuradora do DF Patrícia Novaes Carvalho, divulga tutoriais sobre a utilização do SAJ Procuradorias. São vídeos curtos dão dicas sobre ferramentas que facilitam a utilização do Sistema.

 

Abaixo, após o vídeo de apresentação do projeto, está a descrição de cada um dos tutoriais, seguido do link de acesso. Após clicar nele, basta se autenticar com o e-mail institucional e a senha de acesso à rede da PGDF.

 

Vale sempre lembrar: todos possuem e-mail institucional. Basta acrescentar @pg.df.gov.br ao nome.sobrenome utilizados para fazer o login na rede da PGDF.

 

 

 

 

Aplicação de Súmula Administrativa 

Esse vídeo ensina a registrar no SAJ a aplicação de uma Súmula Administrativa. Nele, você conhecerá os dois caminhos possíveis: por meio de “autodispensa” e via “encerramento da pendência”. Acesse aqui.

 

 

Como inserir um Despacho Interno 

O SAJ permite a inserção de um “despacho” nos autos internos. E é essa a dica deste vídeo! No despacho, o Procurador poderá informar, por exemplo, sobre o fato de ter recebido o processo em redistribuição em determinado estágio ou anotar uma informação relevante do feito. Acesse aqui.

 

 

Função Alerta 

Neste vídeo, você irá aprender como programar o SAJ para emitir um alerta para que o processo retorne para você na data de sua escolha. Acesse aqui.

 

 

Erro de Protocolo 

Esse vídeo esclarece a forma mais fácil de reencaminhar uma petição pelo SAJ em uma das hipóteses de erro de protocolo. Nesse caso, o erro aparecerá com a seguinte mensagem: “o expediente está fechado”, “não teve ciência dada” ou “usuário não tem permissão para responder o expediente”. Essa mensagem aparece no fluxo “Protocolo Eletrônico – Com erro”. Acesse aqui.

 

Função Post it 

A ferramenta Post it do SAJ permite a indexação das ações, de forma a facilitar a rápida identificação e compreensão do processo toda vez que ele aparece no seu fluxo de trabalho. Isso vale tanto para ações novas quanto para antigas. Acesse aqui.

 

 

Como agendar uma audiência

Nesse vídeo, está o passo a passo da marcação de audiência. Esse é um procedimento bastante simples, mas, como só é utilizado esporadicamente, vale lembrar como fazer! Acesse aqui.

 

 

Ofícios 1

O primeiro vídeo sobre ofícios explica sobre as duas formas de elaborar o documento por meio do SAJ: a primeira, por solicitação ao órgão administrativo (GEAD) para posterior assinatura, e a segunda, diretamente pelo Procurador. Acesse aqui.

 

 

Ofícios 2 

O segundo vídeo orienta sobre as etapas posteriores à elaboração do ofício pela GEAD: (a) reenvio do texto à GEAD para alterações; (b) onde fazer as observações para orientar essas alterações; e (c) solicitação de ofício referente à mesma pendência. Acesse aqui.

 

 

Modelo de Documentos 1 

Neste primeiro vídeo você irá aprender a criar um modelo a partir de um documento pessoal que ainda não consta do SAJ. Acesse aqui.

 

 

 

 

Modelo de Documentos 2

No segundo vídeo, você irá aprender a salvar como modelo pessoal um documento já constante dos autos internos de um processo no SAJ. Acesse aqui