Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/14 às 11h11 - Atualizado em 29/10/18 às 10h40

Palestra com Gustavo Cerbasi dá dicas sobre gastos, investimentos e vida financeira saudável

 

“Sim, existe fórmula para enriquecer!” Com essas palavras, o especialista em finanças pessoais Gustavo Cerbasi iniciou sua palestra no Auditório da PGDF na última quinta-feira, 30 de outubro. O evento, prestigiado por cerca de 90 servidores e procuradores do DF, foi promovido pela Gerência de Capacitação (GECAP/CETES) em comemoração ao Dia do Servidor.

Ao tratar de “Escolhas Inteligentes para seu bolso e sua vida”, Cerbasi deu sua receita para a tranquilidade na vida financeira. Para ele, tão ou mais importante que cortar gastos é gastar bem, com qualidade. “A melhor maneira de gastar dinheiro é com aquilo que nos faz bem, que gera bem estar”, explicou Cerbasi. Para o especialista, não vale à pena enrijecer demais as contas a ponto de abrir mão daquilo que lhe faz bem. A regra é simples: “gaste menos do que você ganha e invista bem a diferença”, aconselhou.

Como obter disciplina para poupar e aprender a gastar bem também foi um dos pontos abordados por Cerbasi. Para ele, fica mais fácil ser disciplinado quando se tem uma meta, uma motivação. É diferente “poupar apenas para acumular” de “poupar para se realizar um sonho concreto”. Esse objetivo a buscar pode ser desde a compra de um carro, de um apartamento ou de um valor investido para viver de rendimentos. “Quanto mais objetivo for o sonho, mais disciplina ele gerará”, declarou o especialista.

Sobre os parcelamentos no cartão de crédito – vilão de muitas famílias, Cerbasi questiona a análise do tema sob o enfoque único da matemática. Significa dizer que, ainda que não haja juro no parcelamento, a vantagem financeira de pagar depois vem acompanhada da criação de um custo fixo, o que reduz a flexibilidade e não contribui para a geração de riqueza em longo prazo. Para ele, mais inteligente é “administrar a renda com o foco na redução das despesas fixas, de forma a gerar mais flexibilidade para investimentos e imprevistos”.

Mudança de paradigma – As orientações de Gustavo Cerbasi serviram como uma mudança de paradigma para muitos dos presentes à palestra. Para o servidor Diogo Jatobá, da Coordenação Executiva/GAB, uma das questões mais importantes foi a reflexão sobre as vantagens de se alugar um imóvel, em vez de adquirir um no início da vida conjugal. Na palestra, Cerbasi ponderou que se a compra de um imóvel inviabilizar o estilo de vida anterior ao casamento, a melhor opção é por alugar um apartamento. “Como vou me casar ano que vem, já conversava com minha noiva sobre essa questão e, com o que aprendi na palestra, nosso pensamento amadureceu no sentido do aluguel, em vez de aumentarmos demais nossos gastos fixos com um financiamento imobiliário”, declarou Diogo. Já para o procurador do DF Gabriel Abbad, da Procad, um dos pontos mais interessantes da palestra foram as dicas de investimentos dadas por Gustavo Cerbasi. “A palestra foi ótima e contribuiu muito para fazer com que a gente aprenda sobre estratégias de investimentos, de forma a construir um patrimônio mais consistentes”, afrimou Abbad.

Avaliação positiva – Durante a palestra, a Gerência de Capacitação fez circular entre os presentes uma avaliação do evento, que servirá como orientação para o planejamento de ações de capacitação na Casa. Os resultados da pesquisa podem ser conferidos no gráfico abaixo.