Em cerimônia realizada ontem (19), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou a entrega de 26 carteiras funcionais aos novos Procuradores do Distrito Federal (PGDF). O evento simbolizou a integração dos novos integrantes desta Casa Jurídica à advocacia distrital.
Na abertura da solenidade, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., enfatizou a missão dos advogados. “A advocacia é uma profissão que desafia, que exige dedicação e comprometimento com os valores éticos e morais. Hoje, reforçamos o nosso compromisso em defender os direitos dos cidadãos e em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
O Procurador-Geral Adjunto do Contencioso da PGDF, Idenilson Lima da Silva, representando a paraninfa da turma a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Lavocat Galvão, salientou que “O ingresso nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil transcende a mera certificação profissional. É a admissão em uma história centenária de luta em prol dos valores da Justiça, da Democracia e da República. Valores estes que devem ser exercidos cotidianamente. E é aqui que vocês, advogados e agora Procuradores do Distrito Federal, desempenham um papel fundamental”.
Em nome da turma, o novo Procurador do DF, Rodrigo de Paula Bandeira assegurou que a sociedade, a comunidade jurídica, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal e a OAB/DF, “encontrarão em nós, procuradores, a coragem de continuar defendendo a democracia ao lado de colegas advogados tão valorosos, independentemente das adversidades que se nos apresentem”.
Obrigatoriedade
O registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é requisito obrigatório para exercer a função de procurador. Dentre os novos Procuradores do Distrito Federal, alguns ainda não possuíam a carteira da OAB-DF por estarem em exercício em cargos públicos incompatíveis com a advocacia.