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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/12/23 às 17h47 - Atualizado em 1/12/23 às 18h06

PGDF apresenta novo sistema para envio de cobranças administrativas e tributárias

 

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) agora conta com o e-Cartas, solução desenvolvida pela Subsecretaria-Geral de Tecnologia da Informação (Sutic) que utiliza o serviço web Correios para encaminhar automaticamente cobranças administrativas e tributárias. O sistema foi apresentado nesta quarta-feira (29) com a presença da Procuradora-Geral, Ludmila Lavocat Galvão. “É realmente um trabalho incrível, que vai revolucionar a execução desse serviço. Estou muito contente com essa entrega”, comemorou.

 

O Procurador-Geral Adjunto do Contencioso (Pgcont), Idenilson Lima da Silva, e o Secretário-Geral (Seger), Hugo Fidelis, também participaram da apresentação, conduzida pela equipe de desenvolvimento da Sutic, com a presença da chefia, Riane Torres, e dos Subsecretários-Gerais de Administração Geral (Suag) e Apoio Técnico, Científico e Operacional (Suop), Jordana Cavalcante e Ricardo Clemente. “Estou acompanhando de perto o trabalho desenvolvido, e vejo a competência dos servidores envolvidos. Graças a trabalhos como esses, a PGDF tem se tornado uma procuradoria de destaque nacional”, elogiou Hugo Fidelis.

 

Equipe responsável pelo desenvolvimento do e-Cartas. Da esquerda para a direita: Vinícius Perpetuo, estagiário; Gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Métrica e Processo de Qualidade (Geden), Diego Cesar Bessa; Gerente de Integração e Entrega Contínua (Geint), Jonathan Michael Pinheiro da Silva; Ricardo Clemente; Gerente de Projetos e Processo de Software, Eduardo Amaral de Paula; Riane Torres e Diretor de Soluções em Tecnologia da Informação (Disol/Sutic), Kaio Bruno Alves Rabelo. Foto: Gustavo Mota.

Equipe responsável pelo desenvolvimento do e-Cartas. Da esquerda para a direita: Vinícius Perpetuo, estagiário; Gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Métrica e Processo de Qualidade (Geden), Diego Cesar Bessa; Gerente de Integração e Entrega Contínua (Geint), Jonathan Michael Pinheiro da Silva; Ricardo Clemente; Gerente de Projetos e Processo de Software, Eduardo Amaral de Paula; Riane Torres e Diretor de Soluções em Tecnologia da Informação (Disol/Sutic), Kaio Bruno Alves Rabelo. Foto: Gustavo Mota.

 

 

Uso, produtividade e economia

 

O e-Cartas utiliza o sistema PG Consultas para inserção do endereço de destino, economia de cliques e agilidade na execução do serviço, além do enriquecimento da base de endereços – com a resposta de sucesso ou insucesso de entrega. Com isso, o sistema registra quais são os locais de entrega melhor recomendados.

 

O sistema colocará fim no trabalho manual e repetitivo de preparação das cobranças. Ricardo Clemente aponta que, “com a gestão manual anterior, nós conseguíamos preparar e enviar até 150 cartas por semana. Com o novo serviço, conseguimos facilmente atingir esse número em apenas um dia”. Esse aumento de produtividade indica que o e-Cartas é capaz de enviar em uma única data o que antes era enviado em cinco dias úteis, significando um aumento de 5x na atuação de cobranças.

 

Além disso, a ferramenta se beneficia de serviço de envio dos Correios e permite economia de recursos. Riane Torres aponta que “o custo para a realização desse envio é igual ao de envio manual, além de ser inferior ao valor da última contratação realizada pela PGDF para cobrança administrativa, quando o envio de carta simples era licitado pelo valor de R$ 3,16, enquanto o serviço realizado pelos Correios tem o valor unitário de apenas R$ 2,45”.

 

Veja abaixo como foi a apresentação:

 

e-Cartas - Apresentação do sistema