Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/03/23 às 14h48 - Atualizado em 16/03/23 às 18h21

Seminário RENAGEI discutiu boas práticas de governança e inovação no âmbito da Advocacia Pública

 

A Rede Nacional de Gestão Estratégica e Inovação das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (RENAGEI) realizou, na última quinta-feira (9), o “I Seminário RENAGEI – Governança, Ciência, Tecnologia e Inovação”, evento que reuniu profissionais da Advocacia Pública de todo o país para discutir boas práticas e trocar experiências sobre inovação, governança e tecnologia.

 

O encontro foi realizado em Salvador, no Hotel Deville Prime, e contou com a realização de três painéis temáticos: Governança de Tecnologia da Informação; e Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); além de uma mesa redonda sobre Experiências das Procuradorias Públicas em Inovação.

 

“O saldo que temos com a realização desse seminário é extremamente positivo, porque a experiência permitiu aos participantes uma oportunidade de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional, capaz de aprimorar a eficácia das atividades que realizamos em nosso dia a dia, nas Procuradorias dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios”, comemora a Presidente da RENAGEI, Izabela Frota de Melo – que também é Procuradora-Chefe de Gestão Estratégica, Estudos e Inovação da PGDF. 

 

O evento também contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI/DF), Gustavo Amaral, que participou da mesa de abertura.

 

 

Organização 

 

O seminário é uma realização da RENAGEI, com a co-organização do Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGE’s e PGDF (FONACE) e do Fórum Nacional de Consultivos das PGE’s e PGDF (FONACON). 

 

O evento teve patrocínio e apoio institucional da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE/BA), além de apoio da PGDF, e das editoras JusPODVIUM, Fórum e Thoth. 

 

 

Reuniões de alinhamento

 

No contexto da realização do evento, representantes da Advocacia Pública de 18 estados se reuniram na manhã desta sexta-feira (10), para debater temas como a criação de grupos temáticos para compartilhamentos de formas de financiamento, contratação de consultorias, elaboração de termos de referência, entre outros. O FONACON também realizou sua primeira reunião ordinária do ano, para debater assuntos como a implementação da Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais dos entes federados.

 

 

 

Veja abaixo as fotografias da programação do seminário, com a descrição dos participantes:

 

Mesa de Abertura contou com a participação, da esquerda para a direita, de: Gustavo Amaral, Izabela Frota Melo, Cristina Francesconi (Presidente do FONACON, PGE/RJ), Eduardo Cunha da Costa (Presidente do CONPEG e Procurador Geral do Rio Grande do Sul  – PGE/RS), Luís Vale (Presidente do FONACE, PGE/AL) e Bárbara Camardelli Loi (Procuradora Geral da Bahia – PGE/BA),

 

 

Izabela Frota Melo (centro) participou da abertura. À esquerda e direita estão, respectivamente, Gustavo Amaral e Cristina Francesconi.

 

 

Seminário reuniu profissionais da Advocacia Pública de todo o país.

 

 

Bárbara Camardelli Loi conduziu Palestra Magna.

 

 

Painel 1, com tema “Governança Institucional”, foi moderado por Ricardo Villaça (PGE/BA), à direita. Participaram Fabíola Marquetti Sanches Rahim (PGE/MS), ao centro, e Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa (Ministério Público do Mato Grosso do Sul), à esquerda.

 

 

Painel 2, com o tema “Governança de Tecnologia da Informação”, contou com a participação de, da esquerda à direita: Flávio Feitosa (CNJ), Ademir Piccoli (J.Ex), Fábio Santos (PGE/RO – moderador) e Dorotheo Barbosa Neto (TRT – 14ª Região).

 

 

Painel 3, com tema “Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I”, teve como participantes, da esquerda à direita: Bruno Portela (AGU), Gustavo Tavares Monteiro (PGE/PA – moderador), Leopoldo Muraro (AGU) e Rafael Fassio (PGE/SP).

 

 

Concessão de título honorífico dado pela RENAGEI às Procuradoras Paula Krieger (PG/RS) e Luciane Croda (PGE/BA), pelos relevantes serviços prestados ao progresso da RENAGEI. Sem as flores ornamentais, Izabela Frota Melo e Lisiane Negruni (PGE/RS).

 

 

Mesa Redonda, com tema “Experiências das Procuradorias Públicas em Inovação“, teve como moderador Luís Vale (centro). Participaram, da esquerda para a direita: Lisiane Negruni, Ailton Cardozo (PGE/BA), Renata Santiago Pugliese (PGE/SP) e André Leite (PGE/PE).